Fale Conosco via WhatsApp

07:45h às 12h e 13:30 às 17:30

Ecocardiograma Fetal

O que é um Ecocardiograma Fetal com Doppler a cores

O ecocardiograma fetal, ou ecografia do coração fetal, ou ultrassom do coração fetal é um exame realizado para avaliar a formação e o desenvolvimento do coração fetal. É um exame focado no coração fetal e fluxos sanguíneos, muito diferente de uma ecografia obstétrica onde o coração é avaliado superficialmente e diversas patologias cardíacas não são identificadas.

Com quantas semanas devo realizar? Idealmente o melhor momento para realizar o ecocardiograma fetal é entre 24-28 semanas de gestação pois o coração é melhor visualizado neste período. Exames mais precoces ou tardios são individualizados conforme a condição clínica de cada gestante.

Qual a importância de realizar o ecocardiograma fetal se eu não tenho problemas na minha gestação? 9 em cada 10 nascimentos de bebês com cardiopatias graves ocorrem em filhos de pais sem doenças ou fatores de risco para terem um filho com cardiopatia.

Muitas cardiopatias implicam risco de vida na hora do parto e até mesmo nos primeiros dias de vida se não planejado um tratamento adequado. O tratamento varia desde medicamentos, intervenções estruturais intrauterinas, escolha da via de parto, interrupção precoce da gestação, planejamento do pediatra e equipe da UTI, cirurgia cardíaca, cateterismo cardíaco e até mesmo o nascimento em centro hospitalar com equipe de cardiologistas pediátricos e cirurgiões cardíacos pediátricos de plantão.

O ecocardiograma fetal é feito em um aparelho de ultrassom específico para avaliar o coração e com um transdutor específica para isso. Além disso, o médico que realiza este exame é especializado em cardiologia pediátrica e fetal através de residência médica.

O exame necessita de agendamento prévio e solicitação médica. Fale com seu obstetra.