Fale Conosco via WhatsApp

07:45h às 12h e 13:30 às 17:30

Teste ergométrico (Ergometria)

O que é uma Ergometria

O teste ergométrico, ergometria ou eletrocardiograma de esforços é um exame que permite a avaliação da resposta cardiovascular ao exercício físico em esteira rolante.

Os principais objetivos do exame são identificar a presença de isquemia miocárdica, arritmias induzidas ao esforço, pressão arterial e capacidade funcional de exercitar-se.

Como é feito: são colocados eletrodos no tórax do paciente para registro contínuo do eletrocardiograma. Após o paciente ficará em p é na esteira. Após anamnese e individualização é escolhido o melhor protocolo para cada idade, condição física e comorbidades. Ou seja, a velocidade e inclinação da esteira variam a cada caso e conforme a condição de cada paciente. O paciente sempre começa em uma caminhada leve e gradativamente vai incrementando o passo até atingir seu esforço físico máximo ou cansaço. O eletrocardiograma é avaliado continuadamente e a pressão arterial da mesma forma.

Indicações:

• Suspeita de doença arterial coronariana – obstrução/entupimento das artérias coronárias
  • Avaliação de isquemia miocárdica
  • Avaliação pós cirurgia de revascularização miocárdica – ponte de safena/mamária
  • Avaliação pós angioplastia com implante de stent
  • Avaliação de valvopatias moderadas ou importantes assintomáticas
  • Avaliação de dor no peito
  • Avaliação de dispneia/falta de ar ao exercício
  • Avaliação de cansaço no exercício
  • Pré-operatório
  • Arritmias
  • Síncope/desmaios
  • Hipertensão arterial sistêmica
  • Atletas
  • Check ups

Preparo:

• Traga a solicitação do seu médico assistente bem como exames cardiológicos anteriores
  • Venha com roupas leves e tênis
  • Dieta normal – não é necessário jejum
  • Recomenda-se a suspensão 2 dias de medicamentos betabloqueadores e bloqueadores dos canais de cálcio (entre em contato para receber a lista de medicamentos) – a sua manutenção fica a critério do seu médico assistente, pois eles podem mascarar o resultado do seu ecocardiograma com stress físico

Contraindicações:

• Fase aguda do infarto agudo do miocárdico
  • Arritmias ventriculares instáveis
  • Miocardite
  • Embolia pulmonar aguda
  • Hipertensão arterial sistêmica grave
  • Limitação de esforço físico
  • Estenose aórtica grave sintomática

Complicações:

• O risco de infarto, arritmias graves ou parada cardíaca é muito raro, inferior a 1 a cada 20.000 procedimento

O seu laudo ficará pronto logo após o exame.